Estilo de Vida 

A medicina baseada no estilo de vida é uma prática multiprofissional que visa à promoção de hábitos mais saudáveis e que levam a um impacto muito positivo na qualidade de vida.

Você sabe como podemos fazer isso?

  • Consumir alimentos mais saudáveis, menos industrializados e frescos
  • Melhorar a qualidade de sono
  • Diminuir o estresse
  • Praticar atividade física regular
  • Evitar o consumo de álcool e de fumo

Segundo pesquisas recentes, aproximadamente 80% das mortes precoces acontecem em pessoas com alimentação não balanceada, fumantes, usuários de álcool e sedentários.

Além da redução de doenças crônicas não transmissíveis como o diabetes mellitus, a hipertensão arterial, a endometriose ou o câncer, manter um estilo de vida saudável promoverá um envelhecimento igualmente saudável, diminuindo a incapacidade crônica.

Pessoas com 50 anos ou mais, com menos de dois fatores de risco, podem aumentar a expectativa de vida em 6 a 10 anos.

Segundo dados do IBGE 2020, a expectativa de vida do brasileiro seria em média de 76,8 anos, sem considerar a pandemia da COVID-19. Essa expectativa subiu 1,3 anos em 5 anos. 

Qual a quantidade de exercícios diários? 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os adultos entre 18 e 64 anos devem fazer entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada ou entre 75 e 150 minutos de atividade física intensa por semana. Isso significa 2,5 horas de atividade física intensa por semana. 

Toda atividade física conta. Você pode começar devagar, de forma a condicionar seus músculos antes de fazer exercícios mais vigorosos.

É importante fazer um acompanhamento com um treinador físico e, caso sinta alguma mudança no ritmo do coração (ex.: batedeira no peito, cansaço intenso ou alguma dor no peito), deve interromper a atividade física e procurar um médico cardiologista.

Crianças até 17 anos devem fazer até 60 minutos de exercícios moderados por dia. Isso inclui atividades aeróbicas como andar de bicicleta, patins ou correr. 

Gestantes e puérperas podem fazer exercícios?

A primeira coisa a fazer é conversar com o médico do pré-natal, com o obstetra. A prática de atividade física na gestação e no puerpério pode requerer moderação ou até mesmo suspensão de acordo com as condições da gestação e da mulher.

Fazer atividade física durante a gestação traz benefícios para a mamãe e para o bebê e ajuda a prevenir doenças como diabetes gestacional e hipertensão, além de favorecer o parto. Alongamento, fortalecimento muscular e atividades aeróbicas, como andar ou nadar são bem-vindas. São necessários 150 minutos de atividade física moderada por semana, desde que liberada pelo médico. 

Pessoas com doenças crônicas podem se exercitar?

Portadores de doenças crônicas também podem se beneficiar com a prática de exercícios físicos, desde que orientados pelo médico. 

Propósito

Você sabe o que é propósito?

Propósito é ter uma razão sua, pessoal, para fazer algo, seja tocar um projeto, alcançar um objetivo ou até mesmo escolher como viver a sua vida. É o nosso “motor”.

Sabemos que pessoas que têm propósito na vida vivem mais, inclusive mais do que aquelas que cuidam da saúde.

Você pode estabelecer metas, prazos, mas o propósito não é isso – essas coisas falam sobre “como” realizar algo. O propósito é o “por que” realizá-lo, é o que dá um sentido pessoal ao que você faz.

Como incorporar a atividade física no seu dia a dia? 

Combine o seu propósito com hábitos de vida saudável. Vincule a atividade física a uma paixão, a pessoas ou à natureza. Isso ajudará a manter uma rotina programada e a não “furar” o treino.

Considere barreiras para atingir e estabeleça metas para alcançá-las. Faça planos. Reveja seus objetivos e busque atingir suas metas.

Com saúde vivemos melhor!

Posts sugeridos:  

Por que consumir alimentos antioxidantes

O papel da vitamina D na sua saúde