DIU – Como colocar?
Utilizado por mais de 100 milhões de mulheres no mundo, o Dispositivo Intrauterino, ou simplesmente DIU, é considerado um LARC, sigla em inglês para “Long-acting reversible contraceptive”, um método contraceptivo reversível de longa duração.
Os DIU são amplamente utilizados por mulheres durante a vida reprodutiva. Desde que a mulher já tenha tido penetração vaginal, pode ser usado em qualquer idade, com ou sem filhos.
A colocação do DIU é um procedimento mais simples do que se imagina e, independentemente do tipo de DIU (cobre, cobre e prata, Mirena® ou Kyleena®), as técnicas utilizadas para sua colocação e retirada são as mesmas.
Cuidados antes da colocação
É fundamental agendar uma avaliação com o ginecologista antes de colocar o DIU para que ele possa verificar as suas condições clínicas, identificar eventuais impedimentos para usar o DIU (como gravidez ou suspeita de gravidez, hemorragias não esclarecidas e infecções) e atualizar seus exames de ultrassonografia transvaginal e Papanicolau, caso não tenham sido realizados recentemente.
Aproveite essa consulta para esclarecer suas dúvidas. Discuta sobre os diferentes tipos de DIU e suas indicações, seus efeitos na menstruação, cólicas, a duração do DIU após a colocação, eventuais complicações (que, embora raras, podem ocorrer), como será a retirada… enfim, todas as questões.
A colocação
Como algumas mulheres têm cólicas no momento da colocação do DIU, é possível que o médico a oriente a tomar um analgésico antes da colocação.
A mulher deve preferencialmente estar menstruada quando da colocação do DIU, pois o orifício do colo do útero fica mais aberto durante a menstruação, o que facilita o acesso ao interior do órgão.
É colocado um espéculo vaginal para identificação do colo uterino. Após a limpeza com antisséptico da vagina e do colo, a cavidade uterina é medida com o auxílio de uma pinça chamada histerômetro.
O tamanho do aplicador do DIU é ajustado perfeitamente para a medida encontrada na histerometria e lentamente colocado dentro do útero. O DIU é então liberado de forma lenta, retirando-se delicadamente o aplicador e deixando o DIU no interior do útero.
Os fios do DIU (geralmente dois) são cortados pelo médico, e o aplicador, agora vazio, é desprezado. Os fios ficam expostos fora do colo uterino e são utilizados para controle do DIU pelo médico durante o exame ginecológico e para a sua posterior retirada do interior do útero.
Em alguns casos, podem ser utilizados anestésicos durante a colocação do DIU, ou até mesmo ser necessária sedação, caso em que a colocação tem que ser realizada em ambiente hospitalar.
Normalmente o procedimento costuma ser rápido, durando cerca de 20 a 30 minutos.
Cuidados após a colocação
Algumas mulheres sentem cólicas após a colocação, o que não é raro. Normalmente, estas cólicas são suportáveis e melhoram com analgésicos comuns. Seu ginecologista vai orientá-la.
Nas 24 horas após a colocação, orienta-se a não ter relações sexuais, nem praticar exercícios físicos, pois as cólicas podem se intensificar.
Sempre observe. Caso as cólicas ou o sangramento sejam muito intensos, entre em contato com o médico para uma pronta avaliação.
Normalmente, o DIU é imperceptível durante a relação sexual e no seu dia a dia.
Posts sugeridos:
DIU Mirena® ou DIU Kyleena®?
DIU: perguntas frequentes
Tipos de DIU: cobre, prata, Mirena® e Kyleena®