Os miomas uterinos são nódulos benignos (não são cânceres) que acometem o útero. Podem se localizar na camada externa do útero, quando são chamados de miomas subserosos, em sua camada média, recebendo o nome de miomas intramurais, ou ainda na camada interna do útero, os miomas submucosos. Os nódulos de miomas que acometem o colo uterino recebem uma denominação própria: são os miomas cervicais.
Calcula-se que cerca de 80% das mulheres desenvolvam miomas uterinos durante sua vida fértil, sendo que a maioria não tem sintomas.
Nas mulheres sintomáticas, os sintomas podem variar dependendo da localização dos miomas no útero.

• Miomas subserosos::

Causam uma protuberância na camada que reveste o útero. Não costumam provocar muitos sintomas. Quando volumosos, podem levar a sintomas de compressão da bexiga urinária, sensação de aumento do abdome, dores abdominais, dores nas relações sexuais e sintomas de compressão do intestino como, por exemplo, dificuldade de evacuar.

• Miomas intramurais:

Podem levar a sintomas mais exuberantes que os dos miomas subserosos, como cólicas menstruais, dores abdominais, fluxo menstrual intenso e até anemia. Se estiverem próximos da cavidade uterina, podem eventualmente distorcê-la, interferindo na fertilidade.

• Miomas submucosos:

Localizados dentro da cavidade uterina, podem levar a sangramentos intensos, tanto durante a menstruação quanto fora dela. Podem dificultar a implantação do embrião dentro do útero.

• Miomas cervicais:

Por acometerem o colo uterino, os miomas cervicais podem levar a sangramento ou dor nas relações sexuais e podem dificultar o parto normal.

Procurar um ginecologista experiente é muito importante para obter um tratamento adequado – não deixe de fazê-lo periodicamente.