1. O que é endometriose?

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença, fora do útero, de células semelhantes às do endométrio (camada mais interna do útero). Em geral, estas células se fixam em outros órgãos e estruturas abdominais, tais como ovários, ligamentos, peritônio, intestino e bexiga, mas há casos de endometriose inclusive em órgãos não abdominais, como pulmão e coração.

2. O que causa a endometriose?

A endometriose é uma doença hormônio-dependente, ou seja, está diretamente ligada à presença de determinados hormônios (como o estradiol e progesterona).

A causa de determinadas mulheres desenvolverem endometriose não é totalmente conhecida. Estudos científicos apontam que fatores genéticos, ambientais e imunológicos estejam envolvidos.

3. Quais os sintomas da endometriose?

Os principais sintomas da endometriose são:

• Cólicas menstruais intensas
  • Dor na relação sexual (dispareunia)
  • Dificuldade para engravidar (infertilidade)
  • Dor ao evacuar (disquesia)
  • Distensão abdominal
  • Dor ao urinar (disúria)

4. Quem tem endometriose sempre tem sintomas?

Não. Há pacientes que não apresentam sintoma algum. Entretanto, há pacientes que não apresentam sintomas claramente observáveis, como dores e distensão abdominal, mas ainda assim têm dificuldade para engravidar, por exemplo.

5. Como fazer o diagnóstico de endometriose?

O diagnóstico da endometriose é eminentemente clínico, ou seja, são os sintomas e o exame realizado pelo médico no consultório que levam ao diagnóstico, embora possam ser solicitados exames de imagem complementares a critério médico.

6. Qual o melhor exame para diagnosticar endometriose?

A ressonância magnética e a ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal contribuem para o diagnóstico da endometriose, e são fundamentais para fazer o seu mapeamento, ou seja, para determinar a extensão e a localização da doença antes da realização de uma eventual cirurgia para o seu tratamento.

Os cistos de endometriose nos ovários, também conhecidos como endometriomas, quando maiores que 2 ou 3 mm, podem ser vistos em ultrassonografia convencional sem preparo intestinal.

7. Como tratar a endometriose?

O tratamento da endometriose é baseado no controle da dor e na cirurgia para retirada das lesões decorrentes da doença.

O momento de realizar a cirurgia, quando necessária, deve levar em conta fatores como a idade da paciente, seu desejo de engravidar e a gravidade da doença. O tratamento deve ser individualizado.

8. Quem tem endometriose sempre tem que operar?

A endometriose tem indicação cirúrgica se a mulher tiver muita dor, se as lesões estiverem próximas ao ureter ou ao apêndice, ou ainda se a doença progredir durante seu acompanhamento clínico.

9. Quem tem endometriose sempre tem dificuldade para engravidar?

Cerca de metade das mulheres com endometriose engravidam espontaneamente.

10. A mulher que engravida com endometriose pode perder o bebê?

A mulher com endometriose tem maior chance de desenvolver complicações, como placenta de inserção baixa (muito próxima ao orifício do colo do útero), com potencial risco à continuidade da gestação. São complicações raras, entretanto.

11. Que partes do corpo podem ser afetadas pela endometriose?

• Ligamentos útero sacros
  • Ovários – os endometriomas
  • Peritônio
  • Intestino
  • Bexiga urinária
  • Umbigo
  • Cicatriz cirúrgica
  • Pleura
  • Diafragma
  • Nervos
  • Etc.

12. Adolescentes podem ter endometriose?

Sim. Cólicas menstruais muito intensas em adolescentes podem ser decorrentes de endometriose.

13. A endometriose é hereditária?

Filhas de mulheres com endometriose tem mais chance de desenvolver a doença. Isso é atribuído a expressão dos genes para endometriose.

14. Endometriose pode causar dores nas pernas?

A endometriose pode comprimir as raízes dos nervos e provocar dores nas pernas. Por exemplo, a dor na região glútea irradiada para região posterior da coxa pode indicar a compressão do nervo ciático por endometriose.

15. Endometriose engorda?

Muitas mulheres com endometriose sentem o inchaço abdominal (distensão abdominal) provocado pela inflamação. O peso não costuma aumentar.

16. Endometriose tem cura?

A endometriose pode ser retirada por cirurgia. Embora haja uma chance de voltar, muitas mulheres ficam livres da doença. É necessário manter um controle após a cirurgia.

17. As portadoras de endometriose têm maior chance de infecção pelo coronavírus?

Não. As mulheres com endometriose devem manter as medidas sanitárias para a prevenção da infecção pelo coronavírus.

18. Evitar leite e glúten pode melhorar a endometriose?

A endometriose causa uma inflamação. Uma dieta anti-inflamatória, que evite, por exemplo, glúten, leite e seus derivados, pode contribuir para a diminuição da dor na paciente com endometriose. O ginecologista poderá orientá-la quando esse for o caso.