O parto humanizado (vaginal ou cesárea) é aquele caracterizado pelo menor número possível de intervenções durante todo o trabalho de parto e durante o parto propriamente dito, respeitando o ritmo natural de cada gestante.

A gestante tem liberdade de se locomover e de se alimentar livremente. O ambiente costuma ser acolhedor (pouca luz, música agradável, pouco barulho) e com banheira ou chuveiro disponíveis. Privacidade e apoio emocional.

O parto pode ocorrer com ou sem analgesia, e esta decisão costuma ser tomada pela gestante durante a fase ativa do trabalho de parto.

Quando intervenções médicas são necessárias (como por exemplo: rompimento artificial da bolsa das águas, acesso venoso, aceleração do ritmo das contrações com ocitocina, parto cesariana etc.), serão justificadas e explicadas para a gestante e seu acompanhante detalhadamente, seguindo sempre as boas práticas de atenção ao parto da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dra. Ingrid Larsson

“As informações contidas nesse site e blog têm caráter educativo e informativo e jamais devem ser utilizadas para autodiagnóstico, auto tratamento e automedicação. Em caso de dúvida, um profissional médico deve ser consultado. Somente o médico pode praticar o ato médico conforme o Conselho Federal de Medicina.”