O que é?

É o acompanhamento do momento reprodutivo da vida da mulher desde antes da concepção, durante o pré-natal, o parto e no pós-parto.

Pré-Natal

É o período de acompanhamento da gestação até o parto e deve ser iniciado assim que for confirmada a gestação. As consultas são periódicas e têm como objetivo acompanhar a saúde da mãe e do filho oferecendo as melhores condições para um parto tranquilo. Vários temas são abordados durante essa fase tais como dieta, atividade física, apoio emocional, uso de medicamentos, exames laboratoriais, exames de imagem, técnicas para preparação da musculatura perineal para o parto, vacinas, vias de parto e apresentação das maternidades dentre outros.

Parto humanizado

É aquele onde se respeita o ritmo natural de cada gestante, caracterizado pelo menor número de intervenções possíveis tanto para a mãe quanto para o filho.

Já no hospital, busca-se um ambiente para o parto, tranquilo, com música agradável e pouca luz.  A gestante pode locomove-se e alimentar-se livremente além de possuir banheira e o chuveiro à disposição. Também pode decidir se deseja ou não analgesia e solicitá-la quando melhor lhe convier.

O corte no períneo (epsiotomia) não costuma ser feito e quando houver necessidade de alguma intervenção médica, estas são explicadas e justificadas pela equipe ao casal. Exemplo: rompimento artificial da bolsa de águas, acesso venoso, aceleração do ritmo das contrações com ocitocina, uso de fórceps ou vácuo extrator, parto cesáreo, dentre outras.

O clampeamento do cordão umbilical costuma ser feito após cessarem as pulsações do mesmo e o contato pele a pele do recém-nascido com a mãe priorizado incentivando-se a amamentação precoce (nas primeiras horas de vida).