Dicas pré-operatórias
É comum que uma pessoa que vá passar por uma cirurgia tenha que tomar providências de diversas naturezas antes de realizá-la. Algumas providências visam a verificar se a pessoa tem as condições clínicas e burocráticas necessárias para realizar a cirurgia, enquanto outras visam a preparar o seu corpo para o procedimento e a garantir que a sua internação e alta sejam as mais confortáveis.
Estas providências variam de cirurgia para cirurgia e envolvem a realização de exames pré-operatórios, a liberação do convênio, a preparação de uma mala de roupas e afins para o período em que ficará internada, e a preparação do corpo para a cirurgia, comumente chamado pelos profissionais de saúde de “preparo” ou de “preparo pré-operatório”.
As informações e dicas a seguir são genéricas. Cada cirurgia tem uma orientação específica que será feita pelo seu médico de acordo com o seu caso e com a cirurgia que será realizada.
Dieta
Uma dieta mais leve, dois ou três dias antes da cirurgia, pode ajudar.
Normalmente é necessário jejum antes da cirurgia.
Seu médico irá orientá-la se precisará de dieta especial antes da cirurgia, bem como se necessitará de jejum e com qual antecedência.
Medicações
Verifique com seu médico se você precisará tomar algum medicamento antes da cirurgia e com qual antecedência, bem como se precisará interromper o uso de algum medicamento em uso e quanto tempo antes do procedimento.
Para algumas cirurgias, você precisará utilizar laxantes.
Os medicamentos de uso contínuo são fornecidos pelo hospital durante a internação, mas convém verificar as orientações do seu médico.
Cílios, unhas, piercings, brincos e metais
Normalmente é necessário retirar cílios postiços, unhas postiças, piercings e metais do corpo antes da cirurgia. Isto porque esses objetos podem provocar queimaduras no seu corpo caso o médico utilize bisturi elétrico, o que é muito comum em diversas cirurgias.
Exames
Realize os exames com a antecedência indicada pelo seu médico, para que não fiquem muito distantes da data da cirurgia ou provoquem a remarcação do procedimento.
Organize uma pasta com os resultados dos exames que realizou para a cirurgia: os exames pré-operatórios, a avaliação do cardiologista, os exames de imagem (ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética etc.).
Apresente ao seu médico os resultados dos exames com a antecedência indicada para ele confirmar a sua habilitação para realizar a cirurgia.
Agendamento da cirurgia e autorização pelo convênio
Tanto o agendamento quanto a autorização da cirurgia, caso você pretenda utilizar convênio médico, são feitos pelo médico.
Honorários da equipe médica
Se você vai utilizar assistência privada, ou seja, se não vai utilizar os serviços públicos de saúde (SUS), poderá utilizar médicos credenciados pelo convênio ou médicos particulares.
Os honorários dos médicos credenciados pelos convênios são pagos diretamente pelas operadoras de saúde, não havendo nenhuma providência a ser tomada por você.
No caso de equipe médica particular, o pagamento é feito diretamente para a equipe conforme condições de pagamento e orçamento combinados com você previamente à cirurgia.
Roupas e objetos pessoais
Pergunte ao seu médico qual é o número de dias previstos para a sua internação.
Prepare uma mala para esse tempo de estadia, mas inclua umas peças a mais pois é comum precisar de mais trocas que o seu habitual. A mala deve conter:
- Pijama ou camisola para dormir
- Roupas íntimas
- Chinelo
- Absorvente íntimo (dependendo da cirurgia, será necessário mesmo se você já estiver na menopausa)
- Saco para roupa suja
- Produtos de higiene pessoal: escova de cabelo, escova de dentes, fio dental, enxaguante bucal, desodorante, creme hidratante etc.
- Roupas confortáveis para a alta
- Pasta com os exames pré-operatórios.
Medicamentos de uso contínuo: normalmente seu médico fará a prescrição e serão fornecidos pelo hospital durante sua internação.
Depilação ou tricotomia
Para algumas cirurgias, é necessário depilar a área do corpo. Seu médico irá orientá-la sobre isso. O nome “técnico” para depilação é tricotomia, e pode aparecer nas orientações passadas pelo médico por escrito.
Banho
É importante estar com o cabelo limpo e seco antes da cirurgia.
O banho antes da cirurgia é parte importante do preparo para diminuir o risco de infecções.
Para a internação
Documento com foto.
Carteirinha do convênio, caso vá utilizá-lo.
Carta de internação fornecida pelo seu médico.
Dependendo do preparo exigido e de outros fatores, você poderá preferir levar um acompanhante maior de 18 anos para auxiliá-la na internação. Além disso, normalmente é necessário contar com um acompanhante para o momento da alta, pois é comum serem exigidos resguardos pessoais para não prejudicar o procedimento realizado.
Atenção especial deve ser dada ao horário indicado para a internação. É importante para que sua cirurgia possa ocorrer no horário previsto.
Siga as orientações do seu médico.