Os ureteres são órgãos em formato de tubo que levam a urina do rim até a bexiga urinária.

Embora rara, a endometriose ureteral pode levar a consequências graves, como dilatação renal e, em casos extremos, até mesmo perda definitiva da função do rim.

Formas de endometriose ureteral

Existem duas formas de endometriose ureteral.

• Endometriose ureteral extrínseca: é a forma mais comum e se caracteriza por atingir o ureter apenas externamente, preservando sua parede; e
  • Endometriose ureteral intrínseca: quando a endometriose infiltra a parede do ureter.

A endometriose ureteral pode prejudicar a drenagem de urina do rim para a bexiga e levar à dilatação do rim, quadro conhecido como hidronefrose.  Geralmente, essa dilatação melhora após a cirurgia de retirada do foco de endometriose, mas, em casos extremos, pode haver perda definitiva da função do rim ligado a esse ureter.

Os sintomas mais específicos da endometriose ureteral são:

• Sensação constante de bexiga cheia, mesmo após urinar
  • Sangramento na urina (hematúria) durante o período menstrual
  • Dor ou queimação ao urinar, que pode estar relacionada ao período menstrual
  • Urgência para urinar
  • Dor lombar

Estes sintomas frequentemente vêm acompanhados dos demais sintomas característicos da endometriose em geral:

• Cólicas menstruais intensas
  • Dor pélvica ou abdominal fora do período menstrual
  • Dor na relação sexual ou dispareunia
  • Distensão abdominal
  • Dificuldade de engravidar

Diagnóstico

Além do quadro clínico e do exame físico realizado pelo ginecologista, o diagnóstico por imagem, realizado por meio de ressonância magnética ou ultrassonografia com preparo intestinal, é muito importante para mapeamento da doença e para realizar o planejamento cirúrgico.

Tratamento

O tratamento da endometriose ureteral é cirúrgico. A cirurgia pode ser feita por via:

• Convencional
  • Minimamente invasiva:
    • Laparoscopia
    • Cirurgia robótica

A associação da endometriose ureteral com outras formas de endometriose é frequente.

Muito importante procurar o médico caso apresente sintomas sugestivos de endometriose e fazer suas consultas de rotina no ginecologista.